A Associação Radical Clube Kriol, com sede no Porto Novo, Santo Antão, pretende criar uma escola de iniciação para bodyboard e surf, bem como a obtenção de um espaço para a sede social. Segundo o presidente do conselho directivo da associação, Absalão Gertrudes, que avançou ainda que esta associação desportiva recentemente oficializada aposta ainda na mobilização de apoio educativo e desportivo para crianças e jovens do concelho do Porto Novo.
A Associação Radical Clube Kriol perspectiva novos horizontes com grandes objectivos e metas, que passam pela aquisição de um espaço para a sede, criação de uma escola de iniciação para bodyboard e surf, apoio educativo e desportivo para crianças e jovens, entre outros”, disse o presidente.
Antes a associação, era chamada de Radical Clube Porto Novo, após a sua oficialização, em Março, passou a ter a nome de Associação Radical Clube Kriol, a qual, além da promoção dos desportos náuticos e radicais, está “focada ainda na questão da limpeza das praias, educação ambiental, projecção das tartarugas marinhas e no apoio social”, explicou ainda a mesma fonte.
A associação surgiu em 2012, é uma organização desportiva sem fins lucrativos integrada por um grupo de jovens desportistas, activistas e amantes da natureza, que vem desenvolvendo um trabalho desportivo, social e ambiental neste município.
“Focada essencialmente nos desportos náuticos, que têm grande potencial de expansão e desenvolvimento em Santo Antão, o grupo sentiu a necessidade de formalização, de modo a ter mais credibilidade perante as instituições e, consequentemente, mais apoios”, esclarece Absalão Gertrudes.