O presidente da Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde inicia a partir desta terça-feira, 17, uma visita a ilha de Santo Antão para dirigir formação na produção de filmes utilizando a nova tecnologia de telemóvel.
A formação decorre de 18 a 23 de Agosto e marca, assim, o arranque, em Santo Antão, do programa de formação que a Associação do Cinema e Audiovisual de Cabo Verde pretende implementar nesta ilha.
“Estas acções enquadram-se nos contactos que temos vindo a realizar com diferentes instituições, na busca de sinergias para o desenvolvimento do cinema e do audiovisual em Cabo Verde, especialmente, no respeitante a acções formativas e mostra de filmes”, segundo a nota da associação.
Pretende-se com a formação facultar, gratuitamente, às comunidades, os conhecimentos básicos na feitura de filmes, utilizando a nova tecnologia de telemóvel e de verem filmes sobre as suas comunidades, a sua cultura e tradições.
Por sua vez o coordenador local, actor e realizador Jorge Martins diz que a formação sobre a produção audiovisual constituem as apostas da Associação do Cinema e Audiovisual de Cabo Verde para Santo Antão. Bem como formar os jovens com vista à produção de filmes sobre as diversas temáticas, designadamente as ricas tradições desta ilha.
“Eu creio que São João dá para fazer muitos filmes de qualidade. Com investigação e com um trabalho científico, aqui temos matérias para produções de nível, que transcendem o contexto regional ou nacional, podendo ser de dimensão internacional”, adiantou.
Durante a sua estada de uma semana na ilha, Júlio Silvão fará ainda à assinatura de parcerias com as câmaras municipais desta ilha e à entrega de equipamentos para edição e projecção de filmes.