Antiga  Alfândega de Paúl recebe obras de requalificação

Antiga  Alfândega de Paúl recebe obras de requalificação

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

O edifício que alberga a antiga alfândega do Paúl vai ser reabilitado até o início do próximo ano. Foi assinado nesta quarta-feira, 6 de novembro, o auto da consignação para reabilitação deste edifício, orçado em 11.918.619 escudos cabo-verdianos.

Segundo o Instituto de Património Cultural (IPC), a reabilitação deste edifício enquadra-se no eixo IV do Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidades – PRRA, coordenado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através IPC.

O Auto da consignação, seguido do descerramento da placa, foi assinado entre a Infraestruturas de Cabo Verde (Ministério das Infra-Estruturas, do Ordenamento do Território e Habitação), Câmara Municipal do Paúl e o empreiteiro Spencer Construções e Imobiliária.

Prevê-se a sua reabilitação integral, a partir da data de consignação, em 4 meses.

A antiga alfandega do Paúl foi construída em 1893 e funcionava como repartição dos Correios. Contudo foi completamente queimada naquela época. Foi um dos edifícios públicos, alvo de disputa entre monarquia e a república emergente nos finais do século XIX.

É um edifício típico da arquitectura colonial, apresenta a planta com formato rectangular, sendo volume simples de dois pisos, com cobertura de telha marselha e possui na parte central uma janela de água furtada.

 

Opinião

Fechar