Amupal exorta parceiros a apoiar famílias na mobilização de água para agricultura

Amupal exorta parceiros a apoiar famílias na mobilização de água para agricultura

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

A Associação das Mulheres do Planalto Leste, na ilha de Santo Antão (Amupal) exortou hoje os seus parceiros a ajudarem as famílias desse planalto na mobilização de água para a promoção da agricultura.

Josefa Sousa, presidente da Amupal, explicou a Inforpress, que graças o projecto sobre sistemas agroflorestais de Santo Antão, que está a ser implementado nesta ilha, no âmbito da cooperação portuguesa, as famílias foram capacitadas em termos de captação de água de nevoeiro e retenção de água das chuvas, mas precisam de apoios na mobilização de água.

Concretamente, as famílias precisam construir reservatórios para captar água de nevoeiro na retenção da água das chuvas, razão pela qual exorta as instituições parceiras, designadamente as delegações do Ministério da Agricultura e Ambiente e as câmaras municipais e organizações não-governamentais a ajudarem essas pessoas na construção de reservatórios.

Para já, três famílias locais já têm garantias de que vão ser apoiadas pela Associação para a Defesa do Património de Mértola, Portugal, na construção de reservatórios.

A criação de três campos experimentais em Casa de Meio e nos planaltos Norte e Leste, a realização de ensaios de cultivo de espécies forrageiras e para a produção de ração, a instalação de sistema de captação de água do nevoeiro e sistemas de captação e reservatórios para água da chuva são algumas acções previstas no âmbito do projecto sobre sistemas agro-florestais, iniciado em Março.

Opinião