Dialogar para construir convergências em prol do desenvolvimento do sistema educativo, este é o lema do Amadeu Cruz, enquanto ministro da Educação da república.
Durante o seu mandato, o ministro da Educação, Amadeu Cruz, sempre teve a preocupação de realizar diálogo construtivo e colaborativo como instrumento fundamental da construção de convergências em prol do desenvolvimento do sistema educativo.
Amadeu Cruz diz entender que extremismos e radicalismos prejudicam o normal funcionamento das instituições da república, sobretudo no sector da Educação onde deve prevalecer uma cultura de diálogo e de consensos alargados.
“estabeleci o diálogo construtivo e colaborativo como instrumento fundamental da construção de convergências e de equilíbrios no exercício das minhas funções como membro do Governo de Cabo Verde”, afirmou esse titular da pasta de educação.
“Tivemos diálogo com todos os parceiros, nomeadamente sindicatos, representantes da cooperação internacional, professores, funcionários operacionais, reitores e dirigentes das universidades, Provedor de Justiça, confissões religiosas e demais atores da sociedade civil”, garante o ministro, acrescentando que o objetivo é procurar as melhores soluções para qualificar o Sistema Educativo e do Ensino Superior no sentido de mitigar e conter os impactos da pandemia, bem como, e também, para harmonizar padrões de entendimentos em matéria de desenvolvimento e de gestão das carreiras dos docentes e dos demais agentes afetos à Educação.
Amadeu Cruz agradeceu a todos por terem demonstrado abertura ao diálogo e pelo sentido de colaboração, de tolerância e de convergência em prol do desenvolvimento do sistema educativo e do ensino superior.