“Alguns hospitais de Nova Deli ficaram completamente sem oxigénio”

“Alguns hospitais de Nova Deli ficaram completamente sem oxigénio”

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

O vice-ministro responsável pela região da capital da Índia, Manish Sisodia, admitiu esta quinta-feira que alguns hospitais da cidade ficaram sem oxigénio e que as autoridades de estados vizinhos estão a cessar fornecimento à capital.

“Temos estado a tomar medidas internas, por agora, mas a dada altura vai tornar-se difícil salvar vidas”, disse o governante ao Hindustan Time. “Alguns hospitais de Nova Deli ficaram completamente sem oxigénio. Não têm mais opções”, acrescentou.

Sisodia acusou ainda os estados vizinhos de Haryana e Uttar Pradesh de bloquear o fornecimento de oxigénio à capital. “Uma grande razão por trás da crise de oxigénio em Nova Deli é a ‘lei da selva’ aplicada ao oxigénio por Haryana e Uttar Pradesh. Os seus governos, autoridades e polícia não estão a permitir que o fornecimento chegue a Deli. As nossas autoridades falaram com eles, eu tentei falar com as autoridades, mas as coisas não estão a mudar no terreno”, indicou.

As autoridades indianas já haviam assumido na quinta-feira dificuldades no fornecimento de oxigénio nos hospitais da capital. As estruturas hospitalares estão a atingir níveis de ruptura, numa altura em que o país sofre de uma nova vaga da pandemia.

Recorde-se que a estirpe de Covid-19 detectada na Índia está a degradar rapidamente a situação sanitária e a provocar preocupação em vários países, que temem que possa ser mais contagiosa e resistente às vacinas.

A Índia registou hoje um novo máximo mundial de infectados com o novo coronavírus ao identificar mais de 314 mil casos nas últimas 24 horas, para além de 2.104 mortos.

Fonte: Noticias ao Minuto

Opinião