Alcoolismo: PDS prevê criação centro de tratamento de doentes em Santo Antão    

Alcoolismo: PDS prevê criação centro de tratamento de doentes em Santo Antão    

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

Santo Antão poderá contar, nos próximos anos, com um centro de recuperação para doentes com problemas de alcoolismo e toxicodependência, cuja criação está prevista no quadro do Plano de Desenvolvimento Sanitário (PDS) de Santo Antão.

O alcoolismo é já considerado um dos principais problemas de saúde pública em Santo Antão, ilha onde os problemas derivados do consumo abusivo do álcool representavam, até há bem pouco tempo, 20 por cento (%) dos internamentos nas estruturas de saúde.

A ideia de criação do centro de recuperação para doentes com problemas de alcoolismo e outras drogas nessa ilha surge da necessidade de se criar um espaço adequado para tratamento dos toxicodependentes, nesta região.

O uso crónico do álcool no dia-a-dia e um padrão de consumo muito elevado em Santo Antão têm trazido “bastantes problemas” às estruturas de saúde em Santo Antão, segundo as quais o alcoolismo constitui, actualmente, um dos principais desafios que se colocam o sector da saúde, nesta região.

Em Cabo Verde, onde o consumo do álcool por pessoa anda à volta dos 20 litros por ano, são registados, em média, 63 óbitos por ano, devido ao alcoolismo.

Em Santo Antão, o consumo por pessoa anda à volta dos 17 litros/ano.

Opinião

Fechar