Santo Antão poderá contar, nos próximos anos, com um centro de recuperação para doentes com problemas de alcoolismo e toxicodependência, cuja criação está prevista no quadro do Plano de Desenvolvimento Sanitário (PDS) de Santo Antão.
O alcoolismo é já considerado um dos principais problemas de saúde pública em Santo Antão, ilha onde os problemas derivados do consumo abusivo do álcool representavam, até há bem pouco tempo, 20 por cento (%) dos internamentos nas estruturas de saúde.
A ideia de criação do centro de recuperação para doentes com problemas de alcoolismo e outras drogas nessa ilha surge da necessidade de se criar um espaço adequado para tratamento dos toxicodependentes, nesta região.
O uso crónico do álcool no dia-a-dia e um padrão de consumo muito elevado em Santo Antão têm trazido “bastantes problemas” às estruturas de saúde em Santo Antão, segundo as quais o alcoolismo constitui, actualmente, um dos principais desafios que se colocam o sector da saúde, nesta região.
Em Cabo Verde, onde o consumo do álcool por pessoa anda à volta dos 20 litros por ano, são registados, em média, 63 óbitos por ano, devido ao alcoolismo.
Em Santo Antão, o consumo por pessoa anda à volta dos 17 litros/ano.