Agricultores preocupados com a perda de “milhares de toneladas de água” nas ribeiras de Santo Antão

Agricultores preocupados com a perda de “milhares de toneladas de água” nas ribeiras de Santo Antão

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

Muita água tem estado a perder-se, durante ano inteiro, em algumas ribeiras em Santo Antão, mais precisamente nos concelhos do Paul e Ribeira Grande, uma situação que está a preocupar os agricultores.

Para os lavadores, há que encontrar formas de aproveitar os “milhares de toneladas” de água que se perdem nas ribeiras para a dinamização da agricultura nesta ilha, sobretudo nas zonas mais afectadas pela seca.

O caso que mais preocupante tem a ver com a localidade de Janela, no Paul. Segundo os agricultores, enquanto em Ribeira de Janela, a água perde-se, ao longo do ano, já em Ribeira de Penedo, também em Janela, a actividade agrícola está a desaparecer, devido à escassez de água.

Preocupada, também, com essa situação, a  Fundação dos Amigos do Paul, na Holanda, diz ter em carteira um projecto para aproveitar “a quantidade enorme” de água que se perde “todos os dias” nas ribeiras” de Santo Antão, para abastecer às populações e para agricultura.

O projecto, segundo a fundação, está “bem encaminhado” e  consistirá  na instalação de sistemas de bombagem, com recurso à energias renováveis, com o objectivo de aproveitar “milhares de toneladas de água” desperdiçadas nas ribeiras do Paul.

A problemática de gestão de água para agricultura em Santo Antão inquieta, igualmente, o Governo que reconhece que “há muito desperdício de água” nesta ilha, sobretudo nos concelhos do Paul e Ribeira Grande.

O Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA)  pretende dotar Santo Antão de um plano sobre a gestão de água, que está já fase de elaboração, através da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANAS).

Santo Antão, segundo o MAA, precisa de “um plano consistente de intervenção e melhoria de gestão de água”, que passa pelo aproveitamento da água que se perde nas ribeiras, mas, também, pela aposta na micro-irrigação.


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208