Agricultores perderam três colheitas em apenas um ano, alerta associação

Agricultores perderam três colheitas em apenas um ano, alerta associação

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

Os agricultores na Ribeira Fria, no concelho do Porto Novo, perderam já três colheitas nos últimos 12 meses, devido a dificuldades no acesso à água para rega provocadas por avarias no sistema de bombagem do furo dessa localidade.

Quem o diz é o presidente da Associação dos Agricultores na Ribeira Fria, Adilson Gomes, que informou que os lavradores estão já há três semanas sem água, devido à uma nova avaria, a terceira em um ano, no sistema de bombagem do furo.

“Os agricultores estão, há 22 dias, sem água. A produção já se perdeu. Esta é a terceira colheita perdida em apenas um ano, uma situação difícil para os agricultores”, sublinhou este responsável, que se diz preocupado com as constantes avarias nos equipamentos do furo, na Ribeira Fria.

Por cada colheita perdida, os lavradores contabilizam prejuízos de “milhares de contos”, avançou o representante dos agricultores.

Porém, o delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no Porto Novo, Joel Barros, confirmou a existência de mais esta avaria no sistema de bombagem do furo na Ribeira Fria, mas tranquilizou os agricultores, garantindo que, ainda hoje, 20, uma equipa se desloca a este vale para reparar o equipamento.

A avaria fez com que os lavradores enfrentassem dificuldades no fornecimento de água, mas não houve corte do serviço, explicou ainda a mesma fonte, assegurando que “o problema está em via de resolução”.

Ribeira Fria, onde existem cerca de quatro dezenas de agricultores, é um dos maiores produtores do tomate em toda a ilha de Santo Antão.

Opinião