Os agricultores em Martiene, Porto Novo, Santo Antão, estão agora “mais tranquilos” em relação ao projecto de abastecimento de água ao Planalto Norte, já que os riscos deste de afectar a agricultura nesse vale, vão ser “minimizados”.
Quem reconhece é o porta-voz dos agricultores em Martiene, Januário Cruz, disse à Inforpress que esses lavradores, depois de manifestar alguns receios, têm agora essa garantia do Ministério da Agricultura e Ambiente.
Inicialmente, os agricultares receavam que o projecto de abastecimento de água ao Planalto Norte pudesse afectar a actividade agrícola nesse vale, já que a água destinada à população desse planalto (20 metros cúbicos por dia) será disponibilizada a partir da nascente da zona de Escravoerinhos, a mesma que fornece água para a agricultura em Martiene.
Porém, os agricultores em Martiene, avança a mesma fonte, têm garantia do Ministério da Agricultura e Ambiente de que a nascente de Escravoerinhos tem capacidade para assegurar o abastecimento ao Planalto Norte e continuar, sem quaisquer quebras, a disponibilizar água para agricultura, devendo ainda ser alvo de intervenções com vista ao aumento do seu caudal.