Os agricultores do perímetro agrícola de Ponte Sul/Chã de Mato, no concelho do Porto Novo, Santo Antão, estão a utilizar a água mais cara em toda a ilha de Santo Antão, segundo a associação da classe.
O representante da Associação dos Agricultores em Ponte Sul/Chã de Mato, Augusto Fortes, disse a Inforpress que os agricultores neste perímetro agrícola estão a comprar água a 30 escudos/toneladas, preço que considera “o mais elevado praticado em toda a ilha de Santo Antão”.
“Em toda a ilha de Santo Antão, os agricultores em Ponte Sul/Chã de Mato são aqueles que mais pagam por uma tonelada de água”, notou Augusto Fortes, segundo o qual os lavradores têm vindo a queixar-se dessa situação.
Os agricultores em Ponte Sul/Chã de Mato utilizam água de um furo para a rega que precisa, no entender deste responsável, de trabalhos de manutenção e substituição das tubagens, com vista a aumentar a produção.
Este furo funciona através de uma central fotovoltaica, que precisa ser reforçada com novos painéis, segundo a mesma fonte.