Agricultores em Chã de Branquinho dizem-se “esquecidos” pelas “autoridades competentes”

Agricultores em Chã de Branquinho dizem-se “esquecidos” pelas “autoridades competentes”

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

Os agricultores no vale de Chã de Branquinho, no interior do concelho do Porto Novo, dizem-se “esquecidos” pelas “autoridades competentes”, apontando o isolamento e o problema de água como sendo os “principais constrangimentos” com que se deparam.

O porta-voz dos agricultores, Octávio Inocêncio, disse hoje à Inforpress que, além das dificuldades no escoamento dos produtos, os produtores agrícolas estão ainda preocupados com o estado das infraestruturas hidráulicas, com destaque para a barragem subterrânea, que, desde 2016, está inoperante.

“Desde 2016, a barragem não funciona devido a estragos que nunca foram resolvidos, as levadas estão em mau estado, mesmo a água para consumo é de má qualidade”, sublinhou este agricultor, que partilha a preocupação de que este vale agrícola está “abandonado”.

Desde o ano passado está a ser construída a estrada de acesso à Chã de Branquinho, mas os agricultores queixam-se da “forma lenta” como têm decorrido as obras que, no seu entender, “já deveriam estar prontas”.

Octávio Inocêncio explicou que a estrada ainda sequer chegou à celada de Chã de Branquinho, antevendo, por isso, que será muito difícil esta via ficar pronta em 2022, a avaliar pelo andar das obras.

Outra situação que esta deixar esta comunidade aflita tem a ver com o estado dos caminhos vicinais, danificado há cinco anos, que representa riscos para as pessoas, avançou a mesma fonte.

O presidente da associação comunitária de Chã de Branquinho, Sandro Neves, confirmou que os agricultores têm dificuldades para transportar os produtos devido ao “mau estado” dos caminhos.

O Governo explicou, recentemente, que os problemas criados pela covid-19 acabaram por atrasar as obras de construção das estradas de acesso em Santo Antão, que, apesar dos constrangimentos, continuam a andar.

Em relação à barragem subterrânea, os serviços locais do Ministério da Agricultura e Ambiente asseguraram que esta infraestrutura só será reparada com a chegada da estrada à Chã de Branquinho para permitir o transporte dos equipamentos a ser utilizados nas obras.

Em relação às levadas, o delegado deste ministério no Porto Novo informou que a recuperação das levadas faz parte dos investimentos previstos para este município no domínio da agricultura.


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208