Agricultores desejam mais um furo para incrementar agricultura de rendimento

Agricultores desejam mais um furo para incrementar agricultura de rendimento

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

Os agricultores em Chã de Norte, no concelho do Porto Novo, em Santo Antão, desejam a execução de mais um furo nessa localidade com vista a aumentar a disponibilidade de água para agricultura, nessa localidade.

O único furo existente nessa zona, embora seja um dos mais produtivos do município do Porto Novo, com uma produção de 24 metros cúbicos por hora, já não está a responder às necessidades dos mais de 70 agricultores em termos de irrigação, explica a Inforpress, o representante dos lavradores, Ivanildo Santos.

Este agricultor explica que os lavradores querem avançar para uma agricultura de rendimento mas, só com o furo, está a ser difícil, já que a quantidade de água disponibilizada não permite atingir tal desiderato.

Por isso, Ivanildo Santos defende a execução de mais um furo em Chã de Norte para permitir aos agricultores passarem da agricultura de subsistência para uma actividade mais de rendimento.

Grande parte dos agricultores em Chã de Norte cultiva parcelas distribuídas pelo Estado.

Porto Novo dispõe de 19 furos que produzem, diariamente, 2.435 metros cúbicos de água, mas os agricultores de diferentes localidades têm estado a reivindicar a mobilização de mais água para a agricultura.

Alto Mira, Ribeira das Patas e Ribeira Fria são os vales onde os agricultores mais têm reivindicado a mobilização de água, através de furo, para a irrigação.

Opinião