Os agricultores em Martiene, Chã de Branquinho e Covoada de Vassoura, no Porto Novo, Santo Antão, reagiram, hoje com “satisfação” ao facto do Ministério da Agricultura e Ambiente estar a modernizar o sistema de irrigação, nessas localidades.
Para o representante dos agricultores em Chã de Branquinho e Covoada de Vassoura, Sandro Sousa, é “uma boa notícia” para os lavradores, já que se trata de um projecto que vai permitir melhorar a gestão da água, aumentar a área irrigada e, consequentemente, a produção agrícola.
Nesses dois vales, ainda se usa o sistema de rega por alagamento, pelo que a instalação da rega gota-a-gota vai dar “um novo impulso” à agricultura local, avançou Sandro Sousa, congratulando-se com o projecto, que vai beneficiar dezenas de agricultores.
Igualmente, os agricultores em Martiene mostram-se “satisfeitos” com a modernização do sistema de irrigação nesse vale, um dos maiores produtores da batata comum na ilha de Santo Antão, salientando o facto de a instalação da rega gota-a-gota possibilitar o uso eficiente da água, com impacto na produção agrícola.
“É uma boa nova para os agricultores em Martiene. É um projecto que vai dar outra dinâmica à agricultura nesse vale, onde muitos agricultores usam ainda o sistema de rega por alagamento”, notou o porta-voz, Januário Cruz.
O programa de massificação da rega gota-a-gota e da redução da insegurança alimentar, a cargo do Ministério da Agricultura e Ambiente, está a contemplar mais 73 famílias agrícolas no concelho do Porto Novo.
Essas famílias, distribuídas pelas zonas do Morro de Cavalo (Ribeira da Cruz), Chã de Branquinho, Covoada de Vassoura, Martiene e Aldeia do Norte, estão a beneficiar de sistema de rega gota-a-gota nas suas propriedades, contribuindo, assim, para a poupança da água e, logo, para o aumento da área irrigada e da produção.
Com a instalação da rega gota-a-gota nesses vales, todo o concelho do Porto Novo fica coberto com este tipo de sistema de irrigação, explicou o delegado do MAA, Joel Barros.
O delegado deste ministério no Porto novo explica que, graças a este programa, que tem vindo a ser implementado, nos últimos anos, neste município, praticamente todos os vales passam a dispor de rega gota-a-gota, restando apenas abarcar essas cinco localidades.
O programa de massificação da rega gota-a-gota e da redução da insegurança alimentar no Porto Novo já abarcou cerca de 130 hectares de terrenos agrícolas, beneficiando mais de 240 agricultores.
Fonte: Inforpress