AfriYAN: Cabo Verde foi premiado pelo seu contributo no engajamento na questão do Dividendo Demográfico

AfriYAN: Cabo Verde foi premiado pelo seu contributo no engajamento na questão do Dividendo Demográfico

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

Uma Delegação cabo-verdiana representou o país na conferência Nairobi Summit ICPD 25, que decorreu de 12 a 14 deste mês, no Centro Internacional de Convenções do Quénia, co-organizado pelos governos do Quénia e Dinamarca e pela UNFPA.

A delegação de Cabo Verde, composta por membros da AfriYAN, Rede Africana de Jovens e Adolescentes para População e Desenvolvimento, encabeçada pela sua Presidente Janice da Graça, Adilson Cabral – Vice-presidente, Clóvis Dias da Luz – Secretário e pela Dra. Maria de Lurdes Monteiro membro da Verde Fam, representam Cabo Verde na conferência Nairobi Summit ICPD 25, que decorre de 12 a 14 do mês em curso, no Centro Internacional de Convenções do Quénia, co-organizado pelos governos do Quénia e Dinamarca e pela UNFPA.

Segundo o secretario Clóvis Dias da Luz, avançou ao Santo Antão News que  a Cimeira foi muita inclusiva com uma forte presença da Sociedade civil, Pessoas com deficiência, ONGs” e altas entidades Internacionais e Governamentais”.

Foram Várias sessão temática simultânea, TED Styler Talk, Network. AfriYAN (Rede Africana dose Jovens e Adolescentes para a População) na qual Cabo Verde fez parte e foi premiada pelo seu contributo no engajamento da Africana na questão do Dividendo Demográfico.

A Cúpula de Nairobi sobre a ICPD 25 acelerará os esforços para alcançar as metas acordadas na Conferência Internacional de 1994, Cairo, sobre a População e Desenvolvimento.

O objetivo foi mobilizar a vontade política e cívica e os compromissos que precisamos urgentemente, para implementar o programa de Ação da ICPD e acelerar o processo de desenvolvimento sustentável.

A delegação de Cabo Verde tomou parte na organização de um encontro de discussão intergeracional, durante a conferência, co-organizado pela UNFPA e AfriYAN oeste e centro de África, sobre o dividendo demográfico e importância de investimento na juventude.

Teve também a oportunidade de apresentar o compromisso assumido para com a Juventude Cabo-verdiana, de promover espaços de participação juvenil no processo de tomada de decisões que digam respeito à juventude, sob o lema “nada para os jovens sem os jovens”.

Janice da Graça estará entre os oradores do Narobi Summit, participando no evento “Lightening Stage” com uma “TED style talk” sobre a inclusão de minorias no processo de desenvolvimento sustentável.

Recorda-se, que a Cúpula de Nairobi, na ICPD 25, busca reunir todos: Chefes de Estado e de Governos, Ministros, Parlamentares, líderes de opinião, especialista, técnicos, organizações da sociedade civil, Jovens, líderes empresariais e comunitários, organizações religiosas, povos indígenas, instituições financeiras internacionais, pessoas com deficiência, académicos e muitos outros interessados na busca de saúde, direitos sexuais e reprodutivas numa perspectiva de não deixar ninguém para trás.

Opinião

Fechar