O presidente da câmara do Porto Novo, Aníbal Fonseca, não tem duvidas de que o aeroporto é “a primeira e a mais relevante infra-estrutura” que Santo Antão precisa, para potenciar o seu desenvolvimento económico.
O autarca diz que os estudos técnicos do aeroporto estão já na fase de conclusão e lembra que existe um “compromisso” do Governo em construir essa infra-estrutura, que se vai localizar o município do Porto Novo.
O Governo espera, até Dezembro, estar em condições de dar “informações mais precisas” a propósito dos estudos, aos santantonenses, segundo o vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, que garante que o Executivo está “muito engajado” na construção do aeroporto de Santo Antão.
Contudo, o Governo deixa claro que a obra terá de ser implementada “na base de uma parceira público-privada” e “numa lógica de sustentabilidade e viabilidade económico-financeira”.
Os estudos do aeroporto estão, há dois anos, a ser realizados e o Governo espera “ainda antes do término do mandato”, ter já “uma resposta clara” sobre a viabilidade do aeroporto, que consistirá, “essencialmente”, na construção de uma pista com 2.500 metros de cumprimento.