ACAS e Centro de Saúde de Ponta d´Agua promovem feira de saúde para incentivar na prevenção do câncer

ACAS e Centro de Saúde de Ponta d´Agua promovem feira de saúde para incentivar na prevenção do câncer

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

O bairro de Safende vai receber no próximo sábado, dia 29, uma feira de saúde  desenvolvida pela Associação Comunitária Amigos de Safende-ACAS em parceria com o Centro de Saúde de Ponta d´Agua. A iniciativa terá lugar na KazaDamizade na Rua D´Obra, perto da Capela bairro do mesmo bairro.

A temática da feira de saúde que acontece este sábado, 29, incide sobre o lema “Na Comunidade, tudo e todos na prevenção do câncer” para incentivar a comunidade na prevenção deste mal que aflige grande parte da população a nível mundial.

A iniciativa enquadra-se no mês de prevenção do câncer e entendimento de que a saúde comunitária faz parte da prioridade na animação comunitária.

Em declarações ao Santo Antão News a enfermeira Sara Semedo falou da importância da feira de saúde que tem por propósito levar informações úteis às pessoas sobre o câncer mas também sobre outras doenças que são preocupações da actualidade, nomeadamente cuidados com a alimentação, saúde mental e várias outras temáticas a serem abordados por profissionais da saúde.

A feira de Saúde conta com a participação de 8 profissionais de saúde 2 médicos clínicos gerais, três enfermeiros, um nutricionista, um psicóloga e um assistente social.

Inicialmente haverá parte de triagem ou despiste onde será avaliada algumas doenças crónicas como a diabete e hipertensão através da medição de pressão arterial e glicémia.

A enfermeira lança um repto a população no sentido de priorizarem mais a saúde pois é realmente  “a maior riqueza do ser humano”.

A mesma fonte lamenta que o câncer esteja ainda em processo de estudo, mas assegura que existe factores que são controláveis e que dependem das pessoas, por isso chama a atenção da sociedade a estarem mais atento a alguns sinais que o corpo dá ou algo evitável mas que pode ser controlado para que o corpo não venha a responder de uma forma mais agressiva.

Embora a palavra câncer ainda seja um tabu para um grande número de pessoas, os especialistas são unânimes em afirmar que a identificação precoce da doença aumenta consideravelmente as chances de cura, dai um dos objectivos da feira de saúde.

O Dia Mundial do Câncer celebra-se a 4 de fevereiro, uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). O tema deste ano incide sob o lema “Eu sou e Eu vou”.

Criada em 2000, por meio da Carta de Paris contra o câncer, a data tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer evitando, assim, milhões de mortes a cada ano.

Opinião

Fechar