Abraão Vicente visita obras de reabilitação das Igrejas de São Tiago Maior e Nossa Senhora do Rosário

Abraão Vicente visita obras de reabilitação das Igrejas de São Tiago Maior e Nossa Senhora do Rosário

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, realiza hoje, uma serie de visitas as obras de reabilitação da Igreja de São Tiago Maior, concelho de Santa Cruz, e da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Ribeira Grande de Santiago, Cidade Velha.

É de recordar que as obras arrancaram em setembro de 2019, tendo já sido finalizadas a cobertura e o reboco, o piso para a colocação de tijolos. Em curso está a requalificação exterior do edifício que foi reconstruído.

As construções encontram-se na sua 3ª fase, onde estão a ser realizadas a colocação dos azulejos, preparação do piso para a colocação dos tijolos, colocação da nova escadaria de acesso ao altar-mor, acabamento dos trabalhos de acesso a torre sineira, limpeza do piso da Capela Gótica, nomeadamente campas fúnebres do seculo XVI, XVII e XVIII, pela equipa do projeto Concha e do Instituto Politécnico de Tomar.

A reabilitação das Igrejas enquadra-se no Plano Nacional de Reabilitação dos Edifícios Históricos e Religiosos traçado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural, e é financiada pelo Governo de Cabo Verde, através do Eixo IV do Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidade (PRAA) e do Fundo do Turismo.

A visita será acompanhada pelo Presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes e uma equipa da Universidade Nova de Lisboa (Portugal), no quadro do projeto CONCHA que se encontra no país.

 

 

 

 

Opinião

Fechar