A unidade de transformação de produtos da Associação das Mulheres do Planalto Leste (Amupal), Santo Antão, retomará as suas actividades a partir de Agosto ou Setembro, altura em que se prevê a safra de frutas, nesse planalto.
A unidade de transformação de produtos agrícolas da Amupal está encerrada há vários meses, devido a dificuldades de escoamento, mas, segundo a presidente desta associação, Josefa Sousa, pode reabrir as portas para poder aproveitar a colheita de frutas, que acontece dentro de três a quatro meses.
Josefa Sousa explicou à Inforpress que, por causa da pandemia da covid-19, esta associação optou pelo encerramento da unidade de transformação, que produz licores, doces e compotas, acreditando, porém, na reabertura, “dentro de pouco tempo”, dessa unidade, criada para empregar mulheres chefes de família.
Planalto Leste é conhecido pela grande quantidade de frutas (marmelo, maçã, uvas) que produz, o que levou a Amupal a apostar na instalação de uma unidade de transformação, entretanto encerrada temporariamente devido às restrições impostas pela covid-19.
Além de produção de doces, compotas e licores, que já dispõe de selo de origem para os produtos genuínos de Santo Antão, a Amupal pretende, igualmente, apostar na produção de vinho, projecto também condicionado pela covid-19.
Através de “alguns parceiros” em Portugal, esta associação consegui já mobilizar alguns equipamentos, mas, por causa da covid-19, o projecto não tem avançado, segundo esta associação.