A 4ª edição da Urdi – Feira Nacional de Artesanato e Design de Cabo Verde que teve início no dia 27 de novembro e decorre ate amanha, dia 01 de dezembro. No penúltimo dia, Mindelo vive momentos recheados de poética musical.
Este ano o evento cultural sob lema “MÚSICA – Poéticas Visuais“ homenageia o Mestre Baptista. Para isso o Centro Cultural do Mindelo tem sido palco das Grandes Conversas, onde são debatidos os “Processos e Resultados do Projeto Regulamentação do Sector do Artesanato “Created in Cabo Verde” e os “Cruzamentos Institucionais no Sector – Resultados Alcançados e a Alcançar”.
No penúltimo dia da URDI, inicia com as Grandes Conversas, que voltam ao Centro Cultural do Mindelo, onde é chamado Ana Cordeiro, Irlando Ferreira, Rita Rainho para uma conversa sobre “o Papel das Publicações na Produção de Conhecimento”. Este que será o sexto painel das grandes conversas 2019 será moderado pela Chissana Magalhães.
Segundo a organização, este painel servirá de mote para apresentação do resultado das Grandes Conversas dos anos 2017 e 2018.
O último dia da Urdi, o painel é reservado à Morna, no momento em que Cabo Verde aguarda a ratificação do Dossier Morna, moderado por Margarida Martins, o Ministro Abraão Vicente (MCIC), a Diretora do Património imaterial do IPC, Sandra Mascarenhas, Artur Marçal e Rita Rainho convidam o público para uma reflexão conjunta sobre o “Movimento da Morna, um Eco Universal de Reforço da Identidade Cabo-verdiana Oradores) ”.
A primeira edição das grandes conversas que aconteceu em 2017, a coordenação da URDI conseguiu captar e transcrever todo o ciclo. Entretanto já no ano seguinte, com a colaboração dos oradores produziu um manancial de conteúdos sobre as apresentações.