20 de janeiro é o Dia dos Heróis Nacionais- Amilcar Cabral

20 de janeiro é o Dia dos Heróis Nacionais- Amilcar Cabral

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

Assina-la-se hoje em todo o país o Dia dos Heróis Nacionais,  em especial Amílcar Cabral que fundou o movimento de independência em Cabo Verde e na vizinha Guiné-Bissau. A 20 de janeiro de 1973, foi assassinado, sendo uma grande perda para ambas as nações por cuja liberdade tinha lutado.

Amílcar Cabral era filho de pais oriundos de Cabo Verde, apesar de ter nascido na Guiné-Bissau. Ambas as terras eram colónias portuguesas na época.

Cabral foi educado em Cabo Verde, mas depois foi para a faculdade em Lisboa, Portugal. Enquanto esteve lá, iniciou protestos estudantis contra o controlo de Portugal sobre as colónias africanas.

Na década de 1950, Cabral regressou a África e organizou um movimento de independência para Cabo Verde e Guiné-Bissau. Mais tarde, ajudou a criar um movimento similar em Angola.

As forças de Cabral envolveram-se na guerra de guerrilha, mas também trabalharam para conquistar o apoio do povo. Elas procuraram o apoio de chefes tribais, ensinaram os soldados a cultivar para que pudessem viver da terra e administraram hospitais ambulantes. Assistência médica foi dada aos soldados e cidadãos, as pessoas foram instruídas em técnicas agrícolas e um sistema de troca foi criado para minar as lojas administradas por portugueses.

Apesar de ter morrido dois anos antes de a independência de Cabo Verde ter sido alcançada em 1975, Amílcar Cabral é considerado o primeiro lutador da liberdade e herói da nação.

 

Opinião

Fechar